quarta-feira, 21 de junho de 2006

Varig. A briga pelo espólio

Começou a briga pelo espólio da Varig. As grandes, Tam e Gol, querem que as linhas sejam repartidas proporcionalmente à participação de cada uma das companhias aéreas. Significa dizer que elas, juntas, terão mais de 80% do mercado aéreo brasileiro. As pequenas, Bra, OceanAir e Webjet, querem a partilha inversamente proporcional às participações. Só que das linhas que partem de Congonhas, o pote de ouro da aviação brasileira. Ou seja, cada um procurando ganhar na quebra da Varig. Enquanto isso, as filas no atendimento continuarão. A baixa qualidade do serviço, também. E o alto preço, idem. As empresas ganham. Os consumidores continuam perdendo...

sexta-feira, 9 de junho de 2006

Telemaketing

Meia noite tentei cancelar uma assinatura de conexão de internet. Não adianta. Só acabo tendo tempo para fazer essas coisas nesse tipo de hora. Como tenho uma conexão do tempo em que morava em São Paulo que não uso mais, telefono para o provedor. Sou informado que esse tipo de solicitação só pode ser feita durante o horário comercial. Aí me vem a dúvida: Por que que, quando um não cliente quer comprar algo via os call-centers-da-vida, isso é possível 24 horas, todos os dias da semana e, em compensação, quando um cliente, que já investiu seu dinheiro na empresa, quer fazer uma reclamação ou questionar qualquer fato, ele tem horário restrito para o fazer? Eu não entendo essa inversão de lógica. O não cliente possui mais privilégios que o atual cliente. Sempre.

sábado, 3 de junho de 2006

Uma marca para duas empresas

Se já aconteceu com alguma outra marca no mundo não sei. Mas está acontecendo aqui no Brasil. O Itaú e o Citibank quebraram a empresa Credicard em duas. Pior, cada uma delas ficou com o direito de usar a marca a seu bel prazer. Assim, teremos o Credicard Itaú e o Credicard Citi. Cada um com sua estratégia, sua linha de comunicação e seus serviços próprios. Citi avisou que irá usar a marca para ampliar sua carteira, popularizando-a. Acabou de colocar sua primeira campanha no ar. Com um cantor brega, o Odair José, e suas músicas. Daqui a pouco é a vez do Itaú. Que avisou que irá continuar a vender cartões com sua linha de comunicação "Feito para você". Tudo meio esquisofrênico.

No final, creio que o que eles irão fazer é matar uma marca que já foi uma das mais valiosas do Brasil. Pena.

 
Locations of visitors to this page