quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Football x Futebol. Dois esportes, duas estratégias, um resultado.

Football tee

Hoje foi o jogo de Kickoff do Campeonato de Futebol Americano. Ou seja, a abertura da temporada. Exatamente um dia após a classificação do Brasil para a próxima Copa do Mundo. Apesar do nome ser o mesmo, o formato dos dois tipos de futebol não tem nada a ver, como você está careca de saber. O esporte bretão se joga com os pés, chutando uma bola redonda. O americano é uma sucessão de arremessos, com as mãos, de uma bola oval. Mas a mais importante diferença entre os dois esportes, para nós que olhamos o mundo pelo ângulo do marketing, é a base de escolha de jogadas que o diferenciam.

Se eu fosse fazer uma comparação simplista, diria que o futebol americano se baseia na estratégia, enquanto o inglês, na tática. O anda e pára do americano permite a discussão de jogada a jogada, numa sucessão de estratégias que faz o time avançar até o gol, de acordo com a decisão do técnico junto com o Quarterback, uma espécie de capitão do time, responsável pela armação dos lances.

No inglês, a bola só pára quando sai do campo, ou quando um dos times comete uma falta. A estratégia é discutida nos treinos e, após o apito do juiz, os lances se sobrepõem numa série de jogadas táticas em busca do gol adversário.

Quantas empresas fazem um marketing anda e pára? E quantas não agem como os times de futebol, que saem atacando e defendendo, numa sucessão de atos contínuos, buscando alcançar seus objetivos de mercado? Alguma das estratégias é melhor? Não sei. Mas vale novos posts aqui neste espaço.

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page