quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

BBB. E o Terra errou…

Para quem trabalha ou trabalhou com marketing, uma das coisas mais intrigantes é resultado de pesquisas. Por um lado, vemos os institutos errarem muito pouco nos números das eleições, fazendo pesquisas com um universo relativamente muito pequeno de entrevistas. Por outro, as pesquisas contratadas pelas agências de propaganda são sempre questionadas pelos clientes, pois as análises finais são sempre muito favoráveis à teoria pregada pela própria agência.

Não me cabe questionar aqui esse ponto. Até porque já passei pelos dois lados da mesa – cliente e agência – e uma das ferramentas mais importantes nos meus trabalhos foi exatamente a pesquisa. Mas um fato me impressionou bastante hoje.

portais

Às 23:04 horas, Pedro Bial deu por encerrada a votação no paredão desta semana do Big Brother Brasil. Acessei, no mesmo minuto, os Portais Uol, IG e Terra, que fazem votações paralelas entre as pessoas que os acessam. Os resultados, às 23:05 eram os seguintes:

Rede Globo

Uol

IG

Terra

Newton

72

71,79

74

48,8

Ana

24

20,41

19

46,4

Mirla

4

7,81

7

4,79

Votantes

30.000.000

626.351

224.585

2.086.962

Fiquei curioso. Todos os noticiários nos ensinam que quanto maior a amostra, menor a margem de erro. O Terra, terceiro maior portal do Brasil de acordo com o Ibope/NetRatings de dezembro, conseguiu dois feitos muito interessantes:

Primeiro, atrair dois dos seus 12,9 milhões de visitantes únicos para votarem na sua enquete entre domingo e terça. É mais de três vezes o que o líder Uol conseguiu e quase dez vezes o que o segundo colocado IG teve de resultado no mesmo período. Sem problemas, já que a Rede Globo, entre telefonemas e internet conseguiu um número quinze vezes maior.

Mas o segundo ponto é o mais curioso: Apesar dessa votação maciça, os seus percentuais passaram longe do resultado final, enquanto seus concorrentes ficaram dentro de margem de erro, digamos, razoáveis.

Muitas podem ser as teorias que explicam essa distorção. Pode ser que o tipo de audiência que o Terra atraia seja diversa dos outros portais, ou talvez tenhamos alguns fanáticos votando diversas vezes no Terra, o que pode distorcer o resultado, ou qualquer outra razão. O importante é termos um caso tão claro de distorção nas mãos, que nos faça tentar entender melhor o que significam os resultados de uma pesquisa.

Eu, confesso, não entendi. Quem tiver uma explicação, favor se manifestar.

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