terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Tão iguais e tão diferentes

As populações são quase iguais. São Mateus, no Espírito Santo, tem 100 mil habitantes. Cambridge, nos Estados Unidos, 101 mil. As duas são quase tão antigas. São Mateus, uma das mais antigas cidades do Brasil, foi fundada em 1544. Cambridge, em 1631. As semelhanças param por aí.

São Mateus foi um dos principais portos de importação de escravos negros do Brasil colonial e local de batalhas históricas. É parte importante de nosso passado e hoje vive da prospecção do petróleo.

São Mateus

Vista do centro de São Mateus

Cambridge, por outro lado, cresceu devido às suas indústrias. Com a Depressão de 30 e a II Grande Guerra, viu suas empresas definharem e a Universidade de Harvard crescer sua importância até se tornar a principal fonte econômica da região.

Cambridge Vista da Harvard Bridge

Apesar de toda essa diferença, me impressiona este Blog ser visitado por pessoas das duas cidades. Não me canso de chamar atenção para esse ponto. A internet diminuiu a diferença entre as grandes e pequenas cidades, entre aquelas que são interioranas ou grandes capitais do mundo.

Devemos ter consciência desse fato, pois isso irá alterar as relações de consumo e sociais nas próximas décadas. Ganha a corrida quem entender isso mais rapidamente.

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page