sábado, 18 de abril de 2009

Exército brasileiro: A arte de comunicar produtos difíceis.

Sou fã confesso do Exército Brasileiro. Quando vejo qualquer assunto que diz respeito a essa força armada não consigo pensar em guerra e morte, como seria de se esperar. Sempre associo nossa armada a serviços de utilidade pública e à defesa. Diferentemente de quando penso no exército americano, que me traz imagens belicosas.

Não tenho dúvidas que essa imagem é construída de forma planejada e inteligente. As ações do exército são divulgadas pelos meios de comunicação sempre de uma forma positiva, mostrando o lado humanitário de suas ações, seja a participação na Missão de paz no Haiti, na tomada das favelas do Rio quando dos problemas com traficantes ou na reconstrução de estradas. Até rádio eles tem, transmitindo em Brasília e através da internet.

Revista Recrutinha, do Exército Brasileiro

Hoje fui impactado por mais uma ação de marketing do Exército. Como amanhã, dia 19 de abril, é o Dia do Exército, eles estão durante toda essa semana fazendo ações junto à comunidade em todo o país. Em São Paulo, montaram no Parque Villa Lobos uma exposição de equipamentos de guerra, onde as pessoas podem chegar perto, tocar e conversar sobre suas curiosidades. Paralelo, existe Caça ao Tesouro e curso de camuflagem para crianças, vários exames de saúde para a população em geral e até mesmo apresentação da Banda do Exército.

Certos produtos são muito difíceis de se trabalhar, pois eles lembram as pessoas os problemas que elas podem enfrentar na vida. Defesa nacional é um desses. Pensar em sabonete, automóvel ou sanduíche é relativamente fácil. Tente um pequeno exercício: Se fosse você responsável pela criação da imagem do Exército, como você planejaria suas ações? Entendeu porque sou fã deles?

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