sexta-feira, 8 de maio de 2009

Música no Marketing: Elas estão no poder

Fechando a série de posts desta semana, aproveito a dica do meu amigo Wilson Oura para mostrar mais uma forma de dizer a mesma coisa através de músicas diferentes.

Não é mistério para ninguém que o amor, a paixão e o envolvimento romântico são temas recorrentes de músicas em qualquer parte do mundo. E fazer odes ao amor pelas mulheres é um dos motivos mais comuns, independente do gênero.

Vai aqui o vídeo da música de Frejat. Coincidentemente, vivo cantando para minha esposa. Esperto que sou, tem anos que já sei quem manda de verdade.

Só que existem formas e formas de dizer isso. E cada grupo posiciona-se de jeito a atingir um perfil de consumidor. Neste caso, apesar dos dois grupos fazerem Rock, o Barão Vermelho parece um bando de estudantes de colégio de padres frente à agressividade e liberalidade da letra da música dos Velhas Virgens, ambos falando sobre como as mulheres mandam  e desmandam nos seus pares. Enquanto Frejat canta “Por você eu tomaria banho gelado no inverno”, Paulão de Carvalho manda um “A gente faz papel de besta porque elas tem o que a gente quer”.

Barão Vermelho, você com certeza já conhece. Criado em 1981, deve a Cazuza sua fama e vários de seus sucessos. Já o Velhas Virgens, criado em 1984 e considerada a maior banda independente do Brasil, você dificilmente ouvirá em rádios. Suas letras abusam de sexo e bebidas, como é o caso da música “BU…….TA”, que cito acima. Diferentemente dos shows do Barão, que tem público de ambos os sexos, os Velhas Virgens atraem em sua grande maioria somente homens. Porém, se o Barão tem vários concorrentes no gênero rock comercial, os Velhas Virgens reinam sozinho no que poderia ser chamado de pornorock.

Como tudo em marketing, vencer depende de decisões de posicionamento inicialmente assumidos quando da análise de mercado. O Barão Vermelho trilhou o caminho do sucesso comercial. O Velhas Virgens, o do mundo underground. Mas, no fundo, os dois concordam: São elas quem mandam, de verdade.

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