quarta-feira, 6 de maio de 2009

Música no Marketing: A vida me levar…

Esta semana o blog está bastante musical. Até porque taí um produto que tem um ótimo hábito de usar ferramentas dessa nossa ciência nada exata para se propagar. Mais do que isso, música para mim é uma forma de conhecer e entender a cultura dos povos e pessoas com quem nos relacionamos.  

Zeca Pagodinho e Skank

Fiquei maravilhado com a coincidência de letras entre as músicas do Zeca Pagodinho e Skank. Não dá para falar que o público alvo desses dois cantores/grupos é o mesmo. Quem curte rock pode até se divertir com o pagode e vice e versa. Mas na hora de botar a mão no bolso e assistir um show de um desses dois, dificilmente o que veremos são pessoas com o mesmo perfil.

Mas os dois cantam em prosa e verso o anti-planejamento quando as letras de suas músicas dizem “Deixa a vida me levar” e “Vou deixar a vida me levar”. Opa! Até as palavras são as mesmas.

Fui pesquisar e descobri que diversas pessoas já haviam notado essa coincidência. Éder Luiz Bolson, inclusive, retrata em seu site diversos outros exemplos de como a cultura brasileira valoriza deixar a decisão nas mãos do destino. Brincando, brincando, ele cita mais dez exemplos, tais como  “Vida breve. Já que não posso te levar, quero que você me leve " de Cazuza em "Vida, louca vida"; ou "Coisa que gosto é poder partir sem ter planos" de Milton Nascimento em "Encontros e despedidas". Até um Juiz de Direito, José Henrique R. Teixeira, usou-as numa palestra, aproveitando e dando exemplos contrários, como Geraldo Vandré cantando “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Como marqueteiro e publicitário recuso-me a pensar que a vida vai tomar as decisões por mim. Ainda mais na minha área profissional. Mas me impressiona saber que culturalmente o brasileiro está mais próximo do “no final dá tudo certo. Se ainda não deu é porque ainda não chegou no final”. Creio que nenhum de nós que trabalha nessa área pode se dar ao luxo de não pensar um pouco em como essa nossa cultura nacional afeta a imagem e as vendas de nossos produtos e serviços.

Vale o esforço de buscar exemplos dessa influência. Significa dizer que este post terá a parte II em breve. Aguarde!

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page