quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Internet: Adeus ao copyright

Quem é publicitário já sabe do embate ocorrido entre Fábio Fernandes e Nizan Guanaes no último Maximídia. Tudo ao vivo, para todos os presentes e para todo o Brasil, via satélite. Não quero aqui discutir o caso, nem o certo ou errado. Quero chamar a atenção para outro ponto.

Até ontem, o vídeo da briga podia ser visto na internet, via Youtube. Hoje, como passe de mágica, o vídeo foi retirado daquele site. Uma mensagem deixa claro que isso se deveu a ter o vídeo copyright. Só que em tempos de internet copyright é uma coisa para os pouco ligados a tecnologia. Com dois cliques qualquer um chega a uma nova cópia, agora no site vimeo. E podem ter certeza: se a Meio e Mensagem tirá-lo novamente do ar, algum outro site irá exibí-lo.

Nós que vivemos de idéias e criatividade precisamos repensar rapidamente o futuro de nosso trabalho. Do mesmo modo que a indústria fonográfica perdeu o embate para a pirataria, que o mundo cinematográfico está se preparando para a luta pelo direito de cobrar pela exibção de suas produções, não podemos deixar de pensar em como essa liberdade anárquica trazida pela web irá impactar no nosso ganha pão.

Não pensar é perder de antemão a guerra.

Taí o vídeo:http://vimeo.com/2035770

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page