quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A variguização da aviação brasileira

A Varig, hoje, é a mais antiga marca de aviação a voar no Brasil. Independente de ter sido absorvida pela Gol, ela é o celeiro das cabeças pensantes da aviação nacional. Não tem como negar. Seja na Tam, na OceanAir, na Gol ou qualquer das outras empresas brasileira, em todas é fácil encontrar um ex-funcionário da companhia gaúcha.
Não é portanto difícil entender como toda a aviação brasileira é fortemente influenciada pela cultura daquela empresa. Tendo sido tão grande e tão onipresente por tanto tempo, suas decisões e forma de pensar moldaram e ainda moldam os procedimentos das demais companhias aéreas.

Em 2003, a sua fusão com a Tam mudou definitivamente a cara da empresa do Rolim Amaro. Dois anos depois de sua morte, a Tam passava pela sua primeira grande crise. E a união da malha aérea parecia a solução para o tempo ruim que as duas passavam. Autorizada pelo governo, ela foi responsável pela Variguização da Tam.
Se até aquele momento, o grande diferencial da empresa do Rolim era o serviço de bordo, com a fusão, todos os detalhes que a faziam superior se esvaíram. O lanche quente, verdadeira marca registrada da empresa do tapete vermelho, foi substituído por um sanduíche frio. O serviço de terra, orgulho do comandante, passou a ser burocrático. E em nome de um corte de custos, a Tam passou a ser nivelada pelo nível mais baixo da Varig. Desfeita a fusão, nunca mais o serviço da Tam voltou a sua origem. Mesmo com a melhora dos números, a variguização foi para sempre.

Em 2007 a Gol comprou o espólio da Varig. E, se na fusão existia um encontro de iguais, desta vez existia um conquistador e um conquistado. Independente de todas as preocupações com relação ao futuro, a Varig sabia que ela deixaria de existir como empresa e passaria a existir somente como marca, como ela já havia feito com a Cruzeiro do Sul. Mas isso é muito pouco para uma empresa com uma cultura tão forte. E tal como o que ocorria no império romano, o conquistado passou a influenciar o conquistador.

Um ano e meio depois da compra, a gente começa a ver sinais de variguização da Gol. Começou pela decisão de abandonar a barrinha de cereais. Se ela foi um bom símbolo da empresa na sua fase baixo custo, o crescimento e mudança de foco da Gol levaram a empresa a perceber que o novo perfil de clientes exigia um tipo mais substancioso de lanche. E o que foi adotado como solução? O mágico sanduíche frio que a empresa gaúcha já havia imputado à Tam. Agora, o sinal mais claro da conquista do conquistador pelo conquistado foi dado. A Gol se rende ao mundo da milhagem e passa a premiar seus clientes com milhas e passagens aéreas. E qual o nome foi adotado? Smiles! O programa da Varig simboliza a virada de posicionamento e a adoção da cultura da Varig pela empresa dos Constantinos.

Não me surpreenderá se, dentro de poucos meses, o Júnior abrir mão da presidência em favor de um funcionário de carreira da Varig. É esperar para ver.

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page