quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O acelerar da vida

Algumas coisas mudam a forma de viver e a gente não repara nelas, pois estamos imersos na cultura e na época em que vivemos. Sempre me espanto quando vejo o que alterou realmente a vida das pessoas durante os séculos e que nos trouxe ao momento atual.Dois são os inventos que tornaram a vida diferente, em termos de tempo.

O primeiro é o relógio. O homem tenta marcar o tempo desde a antiguidade. Nada mais do que esta razão para a criação de inventos como o relógio do sol. Que tinha dois inconvenientes: não ser transportável e não marcar o tempo em tempo nublado. Com certeza, muitas romanas romperam seus namoros porque os namorados chegaram atrasados nos encontros. E não adiantava dar a desculpa de sempre "Desculpa amor, meu relógio do sol parou e não vi as horas". Marcar as horas revoluciona a relação humana na medida em que as relações de trabalho param de ser analisadas na base da produção de unidades e passa a ser na base de horas trabalhadas.

Mas se marcar as horas passa a permitir novas métricas de vida, a luz elétrica liberta o homem de viver durante o dia e dormir ao escurecer. A limitação física de horários a que a maioria da humanidade se obrigava, devido a falta de iluminação após certa hora do dia, vai lentamente sendo posta de lado após a invenção da luz elétrica. Por mais que houvesse lampiões e velas, o custo e a logística de vida naqueles momentos impediam um estilo de vida como o atual, quando é possível uma vida 24 horas e em que a maioria das pessoas não diminui o ritmo com o poente do sol.

Dividida a vida em horas e estendida a quantidade de horas possíveis de se viver, entramos em mais uma revolução. Agora, aceleramos a nossa vida. O que nossos ancestrais faziam em 24 horas, tendemos a fazer em menos horas e estamos aumentado a velocidade sem perceber. Causador disso tudo? A internet. As ferramentas e a falta de fronteiras vem transformando a forma como encaramos não só a própria internet, mas também todas nossas relações. Não existe mais a necessidade de se buscar informações em bibliotecas, livros, ou mesmo junto a outras pessoas. Agora o Google resolve todas as nossas dúvidas. O ritmo de novidades impregna a nossa impaciência com o que é repetitivo. Estamos cada vez mais ansiosos por uma vida mais cheia de aventuras e mudanças.

Isso é bom ou ruim. Não sei, mas me parece bom. No mínimo diferente. Mas isso é só uma introdução a um assunto que tende a ser muito mais profundo. Voltaremos ao assunto.

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page