terça-feira, 31 de março de 2009

O bom da curiosidade

Quem me acompanha sabe que gosto de estudar um pouco as cidades das quais estão vindo meus leitores. Não são muitos, mas graças a democracia proporcionada pela internet, estão literalmente espalhados pelo mundo. E o que mais me espanta nessas pesquisas, que são, por assim dizer, randômicas, é que sempre existe um fato pitoresco em todas elas. A sensação que tenho é que se existirem um milhão de cidades no mundo, sempre será possível descobrir um lado interessante em cada uma delas. Esse é o lado bom da curiosidade.

Dayton Skyline Vista geral de Dayton

Desta vez, a cidade em foco é Dayton, em Ohio, Estados Unidos. Ela é uma cidade de menos de 200 mil habitantes, 166 mil para ser exato. Apesar de ser localizada próxima aos grandes lagos, não é banhada por nenhum deles nem pelo mar. Poderíamos até dizer que Ohio é um estado parecido com Minas Gerais, pois o mar mais próximo fica a quilômetros de distância. Mas lógico que alguma coisa existe que ligue Dayton à história do Brasil. Ela é a cidade materna dos Irmãos Wright.

Para quem não se lembra, os Irmãos Wright são, para os americanos, o que Santos Dumont é para os brasileiros: os inventores do avião. O que os diferencia? Primeiro, eles voaram três anos antes do brasileiro, em 1903. Segundo, o avião de Santos Dumont foi o primeiro a levantar-se do solo sem ajuda de nenhum geringonça externa ao aeroplano (o avião dos Wright precisava ser lançada de uma catapulta, razão pela qual a discussão de quem realmente foi o inventor). Terceiro, e mais importante, eles patentearam a invenção, Santos Dumont não.

Quem é o verdadeiro inventor? Pouco importa. Importa que os Irmãos Wright foram mais espertos, registrando um invento que tornou-se em pouco tempo o maior meio de transporte do mundo. Cmoo dizem. Não importa o fato, mas sim a versão do fato.

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page