terça-feira, 5 de maio de 2009

Música no Marketing: Wanessa Camargo agora é pop

Você tem dúvidas se pessoas são ou não são marcas? Pois bem, pense nos artistas. Eles são a prova mais cabal de que pessoas tem as mesmas características que nós aprendemos a construir para as marcas com as quais trabalhamos.

Eles nascem, crescem e morrem como marcas, como qualquer uma de cerveja, sorvete, shampoo ou pasta de dentes. E muitas vezes é necessário um reposicionamento, pois o produto está deixando de vender e uma mexida nas suas características pode reverter esse quadro.

 

 

Não sei se você já ouviu a nova música da Wanessa Camargo, fazendo dupla com o rapper Ja Rule. É, sem sombra de dúvidas, o final de um reposicionamento bem feito. Se você não sabe, ela começou a cantar em 2000, aos 17 anos, e sofreu durante anos um bombardeamento da imprensa e público que a comparava com a Sandy, por diversas razões: primeiro, as duas são filhas de cantores famosos. Segundo, a diferença de idade delas é de apenas um mês. Só que a Sandy cantava, nessa época, para adolescentes e crianças. E Wanessa veio num estilo meio romântico, meio brega.

Desde o início, se tranformou numa anti-Sandy. Sandy era virgem? Ela anunciou para todos que já havia passado dessa fase. A filha do Xororó sempre se expôs de forma comportada? A filha do Zezé di Camargo faz o gênero sexy. Até os maridos delas são como água é vinho. Sandy se casou com o Lucas Lima, músico da família Lima, um grupo que tem como perfil algo próximo a música clássica. Já Wanessa casou-se com empresário capixaba Marcus Buaiz, que entre rádios e eventos tem um perfil mais para o popular.

O novo posicionamento tem dedo do Marcus, com certeza. E como todo reposicionamento, tem o risco de perder o público antigo e não ganhar um novo. Lógico que eles se cercaram de todos os cuidados. Ela gravou com Ja Rule a música Fly, que já está tocando nas rádios FM’s que ela não conseguia entrar antigamente. Mas para não correr o risco com seus antigos fãs, existe a versão em português, que deve estourar nas rádios mais populares. 

Wanessa é uma marca em transformação. É uma forma de alongar a vida do produto, da carreira de cantora. Ela sabe do valor de seu nome. Resta perguntar: Você sabe o valor do seu?

4 comentários:

Diana disse...

Excelente post! Há alguns dias, estava discutindo isso na aula de Valor de Marca. Não cheguei a dar o exemplo de reposicionamento, mas chamei a atenção para o fato de que os artistas também tem o ciclo de vida do produto.

Como artista que não conseguiu se manter no estágio da maturidade, citei Michael Jackson. E como exemplo máximo de sucesso, Madonna. É incrível como ela consegue se reinventar, sem perder público, e ganhando mais fãs a cada transformação.

Enfim, gostei muito do seu blog. Virei sempre aqui.

Abraços

Carlos Murilo Moreno disse...

Obrigado Diana. Sinta-se à vontade para comentar, palpitar, dar sugestões. A idéia é discutir o marketing de uma forma divertida.

Anônimo disse...

Murilo gostei muito do seu post!
Confesso que nunca tinha pensado no mercado da musica e a questão do reposicionamento fico mais feliz ainda por você conseguir abordar o nome das cantoras sem acabar falando mal delas. O que muitos fazem. Gostei muito do seu Blog vou ler sempre.
Abraços!

Diego Soares

Anônimo disse...

Murilo,

Tem muita gente confundindo posicionamento de marca com extensão de marca esticando até quebrar. A definição ou descoberta do posicionamento próprio de cada marca é uma tarefa difícil e para mudar é preciso coragem de enfrentar os riscos desta mudança.A melhor maneira de se reposicionar é desenvolvendo seus próprios "oceanos azuis".

Um abraço,

Edward

 
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