terça-feira, 24 de março de 2009

Google vai dominar o mundo

Foi com essa frase que meu filho me chamou a atenção para o quão rápido poderá ser o domínio da Google em nosso mundo da internet. Ele me fez lembrar que comentávamos o mesmo sobre a Microsoft há pouco mais de 15 anos. E o que houve depois disso? A segunda revolução da informática.

Google Microsoft

Se a primeira revolução foi o Personal Computer, que introduziu um computador em cada casa, a internet se encarregou da segunda, trazendo a interatividade e o sistema de computação em nuvens, Podemos dizer que a Microsoft está para a primeira como o Google está para a segunda.

Fico imaginando as pessoas no começo do século XX, olhando para o aparecimento dos monstros chamados General Motors e Ford. Elas foram, naquele tempo, o que Microsoft e Google são para nós, nesse momento.

GM Ford

A história, de alguma forma, se repete. A Ford inventou a linha de produção e virou líder do mercado em poucos anos. A General Motors, vindo depois, teve que entender melhor o mundo do automóvel e o que ele significava para as pessoas. Ao invés de olhar para o mercado e ver automóveis como meio de locomoção e buscar baixos custos, a GM entendeu que eles poderiam ser um símbolo de status. E incentivou isso, através da criação de cores diferentes e modelos que evoluiam e tornavam os anteriores velhos, ano após ano.

A Microsoft é a Ford do mundo da informática. A Google se parece com a General Motors. A GM está a beira da falência. A Ford também. Nenhum domínio dura para sempre.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Carlos Murilo Moreno
Tenho desenvolvidos alguns projetos que eu gostaria de lhe apresentar. São jogos interativos que podem servir para lançamento de produtos, educativos, campanhas em PDV e até um "Loteria da Cultura", todos usando o mesmo mecanismo. Gostaria de lhe apresentar. Um colega seu os achou muito interessante, o Carlos Firme, mas morreu sem ter conseguido apresentá-los com socesso a uma Agência de Propaganda.Caso lhe interesse, meu E-mail é aca@tripweb.com.br, meu nome Antonio Carlos Amaral, meu tel.:(21)2005-5550; end.: Praia do Flamengo, 66 Bl. B, sala 1005-RJ.
Aguardo seu contato.
Abs.,
ACA

Anônimo disse...

Murilo, gostei do paralelo. Bem interessante.
A propósito, ano passado, a Revista Super Interessante divulgou uma materia falando justamente disso: como o google sabe tudo sobre nós. É mesmo assustador. Ainda bem que um dia vai acabar.
Um abraço,
Priscila (Matel)

 
Locations of visitors to this page