quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Conferindo minhas previsões

No começo de outubro fiz previsões sobre o mercado automotivo. Basicamente falei que a Volks passaria a Fiat, pois em momento de crise os consumidores correm atrás de modelos recém-lançados. Falei que a GM iria fazer esforço para crescer no mercado brasileiro, buscando ajudar na briga contra a Toyota pela liderança mundial. E ainda que a Peugeot perderia espaço até ser alcançada pela sua meia irmã, a Citroën.

Pois bem, Volks passou a Fiat nos três meses finais do ano. Não no mercado geral, mas no de automóveis de passeio. O que ainda salva a Fiat são seus veículos comerciais. A briga em 2009 promete mais. E o segundo semestre deve reservar surpresas.

A GM botou dinheiro na rua, buscando turbinar as vendas. De nada adiantou. As notícias de que a matriz estaria para falir derrubaram as vendas no Brasil. Em três meses foram quase três porcento de vendas a menos. Uma número impossível de ser acreditado, não fosse verdade.

A Citroën fecha o ano virtualmente empatada com a Peugeot. Problemas para um braço da PSA. Festejos para o outro.

Renault fecha o ano brigando pelo quinto lugar contra a Honda. Os resultados ainda não sairam, mas a posição foi a mais disputada do ranking nacional. A conferir.

Semana que vem, faço minhas previsões para o novo ano. O mercado está em povorosa. Mas o consumidor continua fácil de entender.

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page