domingo, 18 de janeiro de 2009

ShopSavvy. Uma nova forma de comprar no varejo

A guerra entre a Apple e a Google por criar um melhor serviço integrado de celular e serviços móveis começa a produzir efeitos que devem alterar a forma como as pessoas compram. De um lado, o iPhone, um sucesso de vendas e de mercado. Para se ter uma idéia do que ele significa, diariamente são vendidos U$ 1 milhão de aplicativos para o celular, com preços entre U$ 0,99 e U$ 50,00. Do outro, o Android, celular que, se não é bonito, tem como conceito desenvolver aplicativos que utilizem as facilidades de todo o mundo Google.

Dessa disputa, surge um aplicativo para o Android que deve dar o que falar e até modificar o varejo como o conhecemos. Seu nome é ShopSavvy, algo como Compra Esperta. É um produto da Big in Japan, desenvolvedora de aplicativos, que une a capacidade de ferramentas comparativas de preços com o GPS.



Você chega numa loja, olha o produto que você quer comprar, liga o ShopSavvy, faz o aparelho ler o código de barras e pronto. Imediatamente você tem o preço do mesmo produto na internet e nas lojas da região. Você tem duas possibilidades: ou negocia no momento com o vendedor da loja em que está, ou, se a diferença e a distância valerem a pena, você clica no seu Android e recebe o mapa com as direções para chegar na nova loja.

 Imagine o estrago que esse aplicativo pode fazer em produtos iguais vendidos em várias redes diferentes. O exemplo acima, com um livro, é um bom exemplo, pois o conteúdo dos diversos volumes é sempre igual e o preço pode ser o único diferencial. 

Não podemos nos furtar de já pensar como utilizar de forma positiva esse novo tipo de mundo do varejo que está aparecendo. Se, por um lado, ainda demorará o dia em que esse tipo de ferramenta estará disponível em larga escala, de outro, a mudança virá, sem dúvidas.

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page