quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Portugal? Presente!

Uma das minhas diversões, hoje em dia, é conhecer um pouco das cidades das pessoas que acessam este Blog. Interessante pensar como a internet vem diminuindo as distâncias e democratizando a informação. Sempre que penso nela me recordo da criação da televisão no começo do século passado. As primeiras gerações não foram as que se aproveitaram do potencial da novidade, mas foram as que desenharam as primeiras utilidades que direcionaram seu desenvolvimento. É o que estamos fazendo com a internet. Da lerdeza das linhas discadas à modernidade da internet nos celulares já existe um salto. Mas isso ainda nem arranhou as potencialidades do meio. E nós somos os responsáveis por não deixar nossas empresas de fora dessa revolução.

Imagem do mapa

Desta vez, me descobri sendo lido no país onde tudo começou. Pelo menos para nós, brasileiros. De Portugal recebo leitores de Seia, Covilhã e Oliveira do Hospital. Lógico que ou a mesma pessoa me leu nas três cidades, ou amigos se falaram.

Oliveira do Hospital 

Vista panorâmica de Oliveira do Hospital

Mas me impressionou conhecer Oliveira do Hospital, cidade que surgiu no século XII, resultado da segunda cruzada. Hoje tem 22 mil habitantes, contra os pouco menos de 6 mil de Seia. Covilhã é, entre as três, a cidade mais habitada, com seus 36 mil moradores. As três estão próximas à Coimbra, talvez a cidade portuguesa mais conhecida no Brasil depois de Lisboa.

Igreja Matriz Seia

Igreja matriz de Seia

A vantagem competitiva das grandes cidades e das grandes empresas estão com seus dias contados. Se a informação é comum a todos, como isso afetará as relações comerciais do futuro?

Um comentário:

beia carvalho disse...

essa tua idéia é gênio! Que ódio que não foi minha! vou roubar!

 
Locations of visitors to this page