sábado, 17 de janeiro de 2009

África vem aí

Engraçado. A gente tem o hábito de reclamar contra os americanos a falta de conhecimento deles sobre o Brasil. Quando alguém dá um fora, falando que Buenos Aires é a nossa capital, isso vira um acontecimento, um ultraje. Só que temos o mesmo comportamento frente à África, a qual conhecemos mal e porcamente.

Mas por que a citação? Porque nos últimos meses passei a tomar conhecimento de Angola, por obrigação profissional. É um país impressionante. Rico, devido a petróleo e diamante, só não se desenvolveu mais rapidamente pois estava sob guerra civil até três, quatro anos atrás.

Imagem do mapa

Lógico que existe muito o que ser feito por lá, ainda. A infraestrutura não existe, ou melhor, está sendo reconstruída. Mas eles serão um país atuante no cenário internacional em pouco tempo. Globo e Record Internacionais já descpbriram o país, que também têm uma versão local da revista Caras.

Agora, descubro um leitor desse blog em Maputo, capital de Moçambique. E me assusto, ao perceber que, por preconceito, nunca pensei nesses países senão como um desenho no mapa.

Imagem do mapa

Visitei, ainda que virtualmente, a cidade. Com um milhão de habitantes, as fotos e imagens no Google Earth e no Wikipedia demonstram que a economia da África ainda será importante neste século.

Os dois são países que foram colonizados, como o Brasil, pelos portugueses. As fotos deixam claro isso, pois a arquitetura é semelhante a de várias cidades brasileiras. Exemplo? A foto de baixo é de uma rua de Luanda, mas poderia ser Salvador.

Luanda Angola

Não existe a barreira da língua, o que pode ser uma vantagem para uma aproximação do nosso povo com o deles. Minha sugestão? Se você pretende estar alinhado com o futuro, aproveite a internet e gaste um tempo conhecendo esse mundo novo que os chineses já descobriram.

Chineses na África? É, estamos perdendo a corrida…

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page