segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Mac versus PC - Botando lenha na fogueira

Esta é a disputa mais interessante do mundo. A Apple conseguiu se colocar contra toda a indústria de PC's. Não dá para negar. Eles são muito bons.

O impressionante é que a empresa que inventou o computador pessoal na forma que conhecemos hoje, com a CPU separada do teclado e do monitor, hoje já não fabrica mais PC's, a IBM. Há uns quatro anos atrás vendeu todo seu parque fabril para uma empresa chinesa, a Lenovo, que até hoje possui direito de utilizar a marca americana.

A grande contribuição da IBM para o mercado, que fez com que o mercado pendesse para a dobradinha PC/Windows e não Mac/Apple, foi abrir sua configuração, tornando pública e perfeitamente copiável por qualquer um que quisesse fabricar equipamentos similares.
Só que, enquanto o mercado crescia, distribuindo e popularizando um equipamento de difícil manejo, a Apple fabricava um equipamento fácil de usar e mais bonito, o Macintosh.

A IBM gerou usuários. A Apple, adoradores. Um usuário de PC muda de marca com facilidade. Um applemaníaco, não. Aí está o pulo do gato da Apple: entendeu isso e levou ao extremo esse amor pela marca. Se colocou contra todo o mercado. São eles contra nós. 

Para entender o que isso significa, em 2007 foram vendidos 252 milhões de PC's no mundo. A Apple comercializou pouco mais de dois milhões de Macs. Ou seja, para cada Mac vendido pela Apple, seus concorrentes venderam 116 PC's. Ou melhor ainda, por hora são vendidos 4 Macs em todo o mundo. Nesse mesmo período, são 479 PC's. É uma luta do David contra o Golias. E a David/Apple conseguiu criar uma imagem de vencedora, independentes desses números. 

Para os applemaníacos, esta é uma semana especial, a semana do Macworld, a feira da Apple onde são apresentadas todas as inovações da marca. Mas este ano, com gosto de luto, pois o Steve Jobs não irá participar. Mas isso não impede que se encontre vídeos como o abaixo na internet. Vale a pena ver, como seria a luta das duas marcas, se eles fossem transformers.


Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page