terça-feira, 14 de julho de 2009

Cartão de crédito: pagar anuidade faz parte do passado

Não é teoria, é fato: o cartão de crédito caiu nas graças do brasileiro e vem substituindo o cheque como a forma de pagamento preferido. Junto com o cartão de débito, aquele que transfere diretamente o dinheiro da sua conta para o estabelecimento, eles foram o meio de pagamento mais utilizado no Brasil nos últimos dois anos.

Foram mais de quatro milhões de transações em 2008, das quais 2,2 milhões de crédito, versus 1,39 milhão de cheques emitidos. A única disparidade ainda existente a favor do cheque é a quantia financeira total, no qual o pagamento em papel ainda é imbatível. Um trilhão de reais em cheques contra 322 milhões em pagamentos digitais. É a diferença entre ter a liberdade de gerar seu próprio limite, já que no cheque você escreve o valor que quiser, e um equipamento eletrônico determinar o máximo disponível no momento da compra. Para se ter uma idéia, em 2008 o valor médio de cada cheque emitido foi de 835 reais, contra 86 reais nas transações de cartão de crédito.

Conscientes desse crescimento, as emissoras de cartões agora entram numa nova fase de disputa por clientes. Uma realidade antiga nos Estados Unidos começa a se fazer presente no Brasil, a oferta de cartões de crédito sem pagamento de anuidade.

Tenho recebido frequentemente a oferta do cartão Submarino Mastercard com anuidade grátis. Podemos considerar que existe aí uma pré-seleção de candidatos, pois além de não ser ofertado na página, mas somente por e-mail, eles só trabalham com pessoas que já compraram pela internet. O mesmo não se pode afirmar do lançamento do cartão do Riocard, o cartão para pagamento de passagens de ônibus no Rio de Janeiro. A empresa, junto com a Fininvest, passou a ofertar um cartão de crédito, também com anuidade grátis, aos proprietários do cartão de vale transporte Riocard. O interessante é que a expectativa da empresa é emitir 500 mil cartões entre os 2,5 milhões de trabalhadores cadastrados por eles.

RioCard

Se antes a liberalidade das anuidades era feita na surdina, nas centrais de relacionamento, quando o cliente pedia o cancelamento do cartão, agora as operadoras passam a criar produtos específicos em que esse é um dos diferenciais. Como já ocorreu nos Estados Unidos, podemos prever que em pouco tempo a anuidade será coisa do passado.

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