segunda-feira, 13 de julho de 2009

Red Bull te dá asas

No último final de semana, a equipe RBR de Fórmula Um conquistou a terceira dobradinha do ano, com seus pilotos Mark Webber e Sebastian Vettel chegando à frente das multimilionárias equipes Ferrari e Maclaren. Apesar de ser uma equipe relativamente nova, pois foi criada em 2004, ela divide as atenções deste ano com a mais novata ainda Brawn GP. E é resultado do mais incrível planejamento de marca que tenho conhecimento.

RBR 2009

A RBR, ou Red Bull Racing, vem a ser, junto com a STR, a incursão da Red Bull no mundo da Fórmula Um. Produto criado em 1984 e lançado em 1987 pelo austríaco Dietrich Mateschitz, Red Bull tornou-se instantaneamente um fenômeno mundial de vendas, mesmo sem se utilizar da publicidade como seu principal instrumento de divulgação.

No lugar disso, ele decidiu partir para patrocínios e promoções que reforçassem o caráter de energético da bebida. Sempre que a adrenalina aparece no radar, é quase certo que a Red Bull será um dos patrocinadores.

Red Bull Air RaceO mais interessante é que as duas equipes da Fórmula Um surgiram da compra de antigas equipes que não passavam de coadjuvantes nos finais de semana de corrida. Mesmo assim, já valeria a pena, pois além da ligação da emoção com o produto, as provas tem duração média de uma hora e meia e transmissão mundial.

Lógico que com o tempo, a Red Bull partiu para criar uma linha publicitária. Que como tudo que faz, tem caráter mundial e um slogan também internacional: Red Bull te dá asas. Curiosamente, o exemplo abaixo inverte a equação quando diz: Sem Red Bull, sem asas. Vale a pena assistir.

Red Bull é um dos melhores cases de construção de marca. É difícil ver um movimento que não reflita a identidade que eles pretendem criar. E graças a seus pilotos, uma imagem cada vez mais forte.

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page