Para quem não leu, não comprou ou não viu nas bancas as revistas Veja e Época desta semana, vale a pena dar uma corrida de olhos nas suas capas.
Os assuntos não são idênticos, poderia falar serem complementares. Ambas revistas tratam de adoção. A Veja do mercado de adoção de animais de estimação, que vem crescendo assustadoramente e já faz do Brasil o país com o segundo maior número de animais domésticos do mundo.
Época escreve sobre a adoção de crianças e os problemas gerados, seja no dia a dia, seja nos processos jurídicos. Aborda ainda a devolução de adotados, após alguns anos de convívio, por problemas de relacionamento.
Não tenho interesse em fazer uma análise comparativa dos temas, seus interrelacionamentos ou complementariedade. O que realmente me chamou a atenção é a coincidência dos layouts das capas. Fora a tarja negra no topo, a capa da Época poderia ser considerada a contracapa da Veja, já que apresenta, de costas, um animal de estimação (deve ser um urso, mas poderia ser o cão de Veja). E aí, não existiria um título mais adequado do que o Lado B da adoção.
Melhor dizendo, a maior coincidência é exatamente a Época ser hoje o Lado B da Veja, a revista que ocupa o segundo lugar no mercado de semanais e com quem luta, número a número, pela adoção pelo leitor.
Vindo de duas redações independentes, é muita coincidência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário