quarta-feira, 29 de julho de 2009

Britain's Got Talent: O poder de uma embalagem

Simon Cowell é um gênio de marketing. E sabe como poucos o poder que uma boa embalagem pode causar na venda de um produto. Tendo virado uma unanimidade dos dois lados do Atlântico, já que é peça fundamental no sucesso do American Idol e do Britain's Got Talent, ele merece o sucesso que vem tendo.

Mas por que afirmo que ele é um gênio das embalagens, se ele é um produtor televisivo? Simples. Para aumentar o resultado do Britain's Got Talent, que se propõe a descobrir talentos escondidos no reino da Rainha Elizabeth, ele usa de artimanhas de embalagem para iludir a audiência nas primeiras apresentações dos candidatos.

Pare para pensar: Se você fosse se apresentar num programa de calouros em rede nacional que roupa você usaria? Uma especialmente comprada para a ocasião, elegante, ou uma qualquer, que parecesse ter saído do cesto de roupas sujas exatamente naquele momento?

Pois bem, Cowell surpreende a audiência ao apresentar, em roupas ordinárias, pessoas humildes, mas com grande potencial de sucesso. Aconteceu em 2007, quando Paul Potts se apresentou pela primeira vez. E se repetiu com o fenômeno, agora mundialmente conhecida, Susan Boyle. Veja as fotos abaixo e veja se você “compraria” estes produtos:

Paul Potts 2007

Suzan Boyle 2009

Se a primeira impressão fosse a que valesse, os dois teriam sido eliminados nos primeiros segundos de palco. Agora compare com foto de suas performances nos programas de encerramento:

Paul Potts final 2007

Suzan Boyle final 2009

Tudo é diferente, para valorizar os “produtos”. Desde a roupa de gala especialmente escolhida, à iluminação e até a fumaça seca. Eles passam a ser bons produtos, já que não haveria uma segunda oportunidade de se criar um contraste entre as figuras estranhas e suas maravilhosas vozes.

Esse é o efeito que as embalagens dos produtos cria nos consumidores. De nada adianta um produto de ótima qualidade com uma embalagem que não transmita seu valor intrínseco. Aí vale a pergunta: que tipo de embalagens você vem criando para seus clientes?

Para encerrar, aqui embaixo você tem as quatro apresentações. Vale a pena ver, seja pela qualidade musical, seja para ver o efeito das embalagens em detalhes.

Paul Potts em sua primeira apresentação

Paull Potts na final

Susan Boyle em sua primeira apresentação

Susan Boyle na final


Um comentário:

Felipe Besouchet disse...

gostei do post murilo... o cara é bom mesmo! basta ver o q ele está ganhado com o contrato recém renovado!

BTW, o nome do programa é britain's got talent...

 
Locations of visitors to this page