Você tem dúvidas se pessoas são ou não são marcas? Pois bem, pense nos artistas. Eles são a prova mais cabal de que pessoas tem as mesmas características que nós aprendemos a construir para as marcas com as quais trabalhamos.
Eles nascem, crescem e morrem como marcas, como qualquer uma de cerveja, sorvete, shampoo ou pasta de dentes. E muitas vezes é necessário um reposicionamento, pois o produto está deixando de vender e uma mexida nas suas características pode reverter esse quadro.
Não sei se você já ouviu a nova música da Wanessa Camargo, fazendo dupla com o rapper Ja Rule. É, sem sombra de dúvidas, o final de um reposicionamento bem feito. Se você não sabe, ela começou a cantar em 2000, aos 17 anos, e sofreu durante anos um bombardeamento da imprensa e público que a comparava com a Sandy, por diversas razões: primeiro, as duas são filhas de cantores famosos. Segundo, a diferença de idade delas é de apenas um mês. Só que a Sandy cantava, nessa época, para adolescentes e crianças. E Wanessa veio num estilo meio romântico, meio brega.
Desde o início, se tranformou numa anti-Sandy. Sandy era virgem? Ela anunciou para todos que já havia passado dessa fase. A filha do Xororó sempre se expôs de forma comportada? A filha do Zezé di Camargo faz o gênero sexy. Até os maridos delas são como água é vinho. Sandy se casou com o Lucas Lima, músico da família Lima, um grupo que tem como perfil algo próximo a música clássica. Já Wanessa casou-se com empresário capixaba Marcus Buaiz, que entre rádios e eventos tem um perfil mais para o popular.
O novo posicionamento tem dedo do Marcus, com certeza. E como todo reposicionamento, tem o risco de perder o público antigo e não ganhar um novo. Lógico que eles se cercaram de todos os cuidados. Ela gravou com Ja Rule a música Fly, que já está tocando nas rádios FM’s que ela não conseguia entrar antigamente. Mas para não correr o risco com seus antigos fãs, existe a versão em português, que deve estourar nas rádios mais populares.
Wanessa é uma marca em transformação. É uma forma de alongar a vida do produto, da carreira de cantora. Ela sabe do valor de seu nome. Resta perguntar: Você sabe o valor do seu?
4 comentários:
Excelente post! Há alguns dias, estava discutindo isso na aula de Valor de Marca. Não cheguei a dar o exemplo de reposicionamento, mas chamei a atenção para o fato de que os artistas também tem o ciclo de vida do produto.
Como artista que não conseguiu se manter no estágio da maturidade, citei Michael Jackson. E como exemplo máximo de sucesso, Madonna. É incrível como ela consegue se reinventar, sem perder público, e ganhando mais fãs a cada transformação.
Enfim, gostei muito do seu blog. Virei sempre aqui.
Abraços
Obrigado Diana. Sinta-se à vontade para comentar, palpitar, dar sugestões. A idéia é discutir o marketing de uma forma divertida.
Murilo gostei muito do seu post!
Confesso que nunca tinha pensado no mercado da musica e a questão do reposicionamento fico mais feliz ainda por você conseguir abordar o nome das cantoras sem acabar falando mal delas. O que muitos fazem. Gostei muito do seu Blog vou ler sempre.
Abraços!
Diego Soares
Murilo,
Tem muita gente confundindo posicionamento de marca com extensão de marca esticando até quebrar. A definição ou descoberta do posicionamento próprio de cada marca é uma tarefa difícil e para mudar é preciso coragem de enfrentar os riscos desta mudança.A melhor maneira de se reposicionar é desenvolvendo seus próprios "oceanos azuis".
Um abraço,
Edward
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