quarta-feira, 27 de maio de 2009

Royal Holiday e o preço de um bom mailing

Estava almoçando hoje quando fui abordado por um promotor com uma oferta que, no primeiro momento, pareceu irresistível. Eu preencheria um cadastro e poderia ganhar uma estadia em hotéis da rede Royal Holiday, ou no Rio de Janeiro, ou na Bahia, ou até no México.

Folheto Royal Holiday

Maravilha das maravilhas, resolvi ler o folheto antes de preencher. Sabe como é, a esmola quando é muita até o santo desconfia. Primeiro susto, não é um sorteio. Segundo, a oferta vale somente para a estadia. Passagens aéreas, traslado e demais despesas são por conta do premiado. E ainda existe uma taxa de reserva, que varia entre 199 e 299 reais. Peraí. Cadê a promoção?

Assustado, li as letrinhas miúdas do regulamento: Não pode ser em período de alta temporada nem em feriados, além de contar com a disponibilidade no hotel escolhido. Para ser elegível à oferta eu preciso dar todos os meus dados, esperar ser chamado por um representante e participar de um “evento de divulgação” que dura 90 minutos. Eu e, obrigatoriamente, minha esposa. Se não cumprir todo esse rally não tem estadia grátis não senhor!

O custo de receber o prêmio, em termos de tempo e disponibilidade é alto demais. Além de esconder que a Royal, na verdade, não é uma rede de hotéis, mas uma empresa de seguros de férias. Daquelas que você paga sistematicamente e fica com um crédito para usar quando der.

Royal Holiday Aí fiquei pensando: Será que doar meus dados vale tão pouco assim? No caso do cinema do Market Place, o benefício superava, e em muito, o custo de disponibilizar meus dados. Neste caso, a economia final é mínima versus a necessidade de me vendar à empresa. Como eles mesmos lembram no folheto, ao preencher o cadastro a pessoa “autoriza a Royal a entrar em contato por telefone ou e.mail para divulgação de sua promoção”.

Acredito que as empresas precisam sair à cata dos dados de prospects e clientes nesta nova era da comunicação virtual. Mas não podemos pensar que o consumidor é ingênuo. No fundo, no fundo, todos nós sabemos o valor que temos para as empresas. E, cada vez mais, seremos refratários a ofertas que resolvam os problemas das empresas sem uma real contrapartida.  Ou as empresas entendem isso, ou morrem.

5 comentários:

Anônimo disse...

Pois eu caí na besteira de preencher o formulário. Estava almoçando com uma turma e todos preencheram. Só ligaram para mim. Marquei o tal encontro, que seria ontem, mas não fui. Meu marido ficou preso numa reunião de trabalho no ABC e como eu não podia ir sozinha acabei deixando pra lá.
Bem, ja me ligaram 4 vezes!
Atendi apenas a primeira ligação e fiquei pasma quando a atendente me deu a maior "bronca" por ter faltando ao "grande compromisso".
Respondi: "Escuta aqui minha filha, se eu ganhei mesmo esse prêmio e não fui buscá-lo o problema é meu. Não admito que você fique me dando bronca. Passar bem".
Fico louca por ter caído nessa papagaiada e ter preenchido o maldito papel.... acho que foram as cervejinhas tomadas durante o almoço... rsrs

Anônimo disse...

voce acredita que eu recebi esta ligacao ontem e resolvi pesquisar na internet sobre o assunto. ja encontrei diversas reclamacoes e ate mesmo entraves na justica com este processo de vendas diretas. o que mais me decepcionou é que eu nao preenchi nada deles. ao contrario - participei de um concurso cultural no restaurante rufino´s do shopping morumbi e eles disseram que eu fui uma das 10 melhores respostas - ou seja, que havia ganhado a promoção. demais ne? a falta de vergonha esta chegando a nives inatingiveis. a perguta que fica é: isso é mkt??? ou má fé??

Elisângela disse...

Pessoal! Trata-se de uma ação promocional apenas! Vocês queriam o que??? Ganhar uma viagem de graça, com passagem, alimentação e o que mais? Só faltaram os presentinhos! kkk... Hospedagens promocionais por 299,00 para o México, com direito a dois adultos e duas crianças, por apenas conhecer o clube de férias? É mais do que uma promoção!!! Né? Sejam coerentes!!! Fui, participei e adorei! Retirei minha hospedagem e fiz uma viagem maravilhosa para Cozumel!!! Valeu muito a pena! Dá próxima vez não percam a oportunidade! Abraço!

Unknown disse...

ENTÃO TAMBEM PREENCHI O CUPON, ONDE A MENINA ME DEIXOU BEM CLARO QUE EU ESTARIA GANHANDO HOSPEDAGENS ,DEPOIS UMA PESSOA MUITO SIMPATICA GISLAINE LIGOU ME CONVIDANDO, PERTUBEI A MENTE DESSA MENINA MUITO MEIGA POIS EU TÃO DESCONFIADO FIZ MUITAS PERGUNTAS, MAS ELA FOI BEM TRANSPARENTE TUDO O QUE ELA ME PASSOU DETALHADAMENTE DO O EVENTO ONDE ELES MOSTRAM OS PRODUTOS DA EMPRESA ATE O QUE GANHAMOS QUE FORAM HOSPEDAGENS ELA PASSOU TUDO NÃO OMITIU NADA ISSO MES FEZ CONFIAR NA EMPRESA ,GANHEI DIARIAS PROMOCIONAIS E VOU USAR EM MAIO JA LIGUEI FAZENDO A RESERVA ONDE AS PESSOAS TAMBEM SÃO MUITO SIMPATICAS.PARABENS ROYAL EQUIPE MARAVILHOSA E TRANSPARENTE.

Geovana disse...

Simplismente, se voces nao querem ir, e só não preencher o cumpom simples, a Empresa e maravilhosa,objetiva e transparente, apartir do momento em que preencher o cupom estao dando a libedade pra que entrem em contato com voces, nao querem ? nao preencham, vale a pena conhecer.

 
Locations of visitors to this page