quarta-feira, 29 de abril de 2009

Apucarana não sai da cabeça dos brasileiros

Você com certeza tem um produto de Apucarana e não sabe. Se procurar na etiqueta de qualquer boné que você possua, verá que ele provavelmente foi produzido naquela cidade do noroeste do Paraná. Com mais de 200 empresas e 10 mil pessoas direcionadas para sua produção, Apucarana é reconhecida como a Capital nacional do Boné.

Apucarana Capital do Boné

Nos últimos dias, este blog tem recebido vários leitores da cidade. E me feito recordar que já negociei inúmeras vezes com as indústrias de lá, comprando brindes para as empresas nas quais trabalhei.

As diversas estatísticas apontam que 50 a 80% da produção nacional origina- se lá. Significa dizer que, no mínimo, metade das casas teria um produto oriundo de Apucarana. Considerando-se que a cidade só tem 120 mil habitantes, poderíamos dizer que ela é uma das cidades com maior presença nos lares brasileiros.  

Surgida em 1972, a Cotton’s foi a primeira fábrica de bonés na região. Com o crescimento assombroso da empresa, diversos funcionários foram saindo e montando suas próprias confecções. O resto é história: a concorrência levou à especialização e à liderança no segmento no Brasil.

Especialização pode representar uma força no marketing. E criar uma barreira contra a invasão de mercado por novos concorrentes. No caso de Apucarana, uma simples empresa gerou um mercado de 120 milhões de reais por ano. E premiou a cidade com uma fonte única de renda.

Quem dera cada cidade brasileira tivesse uma Cotton na sua vida.

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