terça-feira, 14 de abril de 2009

Pedigree e Purina: Briga de cachorro grande

Finalmente, a Nestlé reagiu e colocou uma campanha da Purina no ar para marcar território no mundo das rações para animais de estimação. Com a inclusão de um anúncio que se diz o primeiro de uma série, ela se oferece para dar “toda semana, uma dica diferente para cães e gatos” .

Dicas Purina

A Purina vem levando uma lavada da Pedigree, que criou uma campanha nos EUA  para adoção de cachorros sem lar e que a importou para o Brasil. Lá ela se chama The Pedigree Adoption Drive. Aqui, Adotar é tudo de bom. Com direito a site na internet e tudo. O projeto, lançado em 2008,  fez um baita sucesso, tendo inclusive comercial lançado no Superbowl deste ano. É uma briga desigual, a racionalidade da Purina, versus a emoção da Pedigree. Quem tem cachorro em casa, sabe que o placar está um a zero para a campanha da adoção.

 

Mas por que todo esse barulho em torno de rações para cachorros? Porque o Brasil tem a segunda maior população de animais domésticos do mundo, só perdendo para os nossos irmãos norte americanos.  De acordo com o site PetLink, a população de gatos no Brasil gira em torno 13 milhões. E o site Panorama Canino indica uma população 19,7 milhões de cães em todo o país. Só para ficar numa comparação simples, somente quatro estados tem população maior do que a população de gatos brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. E a população de Minas Gerais, segundo mais populoso estado brasileiro, é de 19,8 milhões. Ou seja, um cachorro por pessoa!

São dois bilhões de reais de faturamento por ano somente em rações, mercado conhecido como Pet Food. E olhe que em 2007, de acordo com o Ibope, somente 47% dos cães comiam rações industrializadas. Um mercado com potencial de dobrar e que vem > Mercado pet cresce 20% ao ano deste 1995">> Mercado pet cresce 20% ao ano deste 1995">crescendo 20% ao ano desde 1995. Para qualquer ângulo que se olhe, é um mercado promissor.

Não deixa de ser impressionante notar que cada brasileiro gasta, em média, R$ 380,00 por ano com animais domésticos, segundo cálculos da Associação Brasileira do Mercado Animal (ABMA), podendo chegar a incríveis R$ 210,00/mês, em média, de acordo com outra Associação, a Anfal Pet (Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação).

Num país onde o salário mínimo é de R$ 465,00 é dinheiro prá burro, quer dizer, prá cachorro!

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