Participei de uma experiência sui-generis. Por convite do McDonald’s, fui jantar em um restaurante onde todos os pratos servidos tinham a sofisticação da alta gastronomia, mas feitos com ingredientes dos restaurantes da cadeia de fast food. É simplesmente impressionante. Você vê pratos sofisticados, prova alimentos com sabores deliciosos, mas percebe o tempo todo um gosto familiar dos sanduíches, batatas fritas e outros produtos que você encontra em qualquer Mcloja no shopping center mais próximo de sua casa.
Os pratos são criados pela nutricionista Maria Luiza Ctenas, que se inspira na cozinha catalã, principalmente no renomado chef Ferran Adriá. E servidos com vinhos harmonizados pelo sommelier Patrick de Neuville.
Mauro Multedo, vice-presidente de marketing da rede no Brasil, contou-nos como surgiu o McGourmet, criação brasileira que ganhou o mundo. Há cinco anos atrás, quando o diretor de cinema Morgan Spurlock lançou o filme Super Size Me, no qual apresentava sua própria história de resultados de uma alimentação baseada somente nos pratos da rede, foram geradas ações para demonstrar que se alimentar no McDonald’s era comer produtos do dia a dia. Entre as várias idéias, surgiu essa de se fazer uma degustão de alta qualidade usando-se ingredientes usuais. Assim surgiram pratos incríveis como a salada de folhas, acompanhada de espuma picante de Fanta laranja, ou o sanduíche de batata com gelatina de Mcfish e azeite de oliva.
O projeto foi direcionado primeiramente a jornalistas e nutricionistas. Agora corre o Brasil, encantando formadores de opinião. Se isso não for marketing na sua mais alta essência, não sei o que seria.
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