quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Você é o que você lê

O mundo está em crise, certo? E o Brasil? Tem crise ou não tem? Se depender das leituras que você lê diariamente, sua conclusão pode ser que a única solução é saltar de um prédio, ou que o Brasil é uma ilha de prosperidade.

Não dá para pensar que a imprensa é isenta e imparcial. Os jornalistas são pessoas e, portanto, tem sentimentos e opiniões. Que, por mais que não queiram, impressionam as mensagens que eles queiram passar aos seus leitores.

Para não ficar longe do universo automóvel, listo abaixo três títulos de jornal dessa semana, falando do mesmo tema, as vendas de janeiro:

Correio Braziliense:

Venda de automóveis começa ano com queda de 11% no Brasil

Jornal do Commercio

Vendas cresceram 1,5% em janeiro

Estado de S. Paulo

 Venda de carros cresce 3,16% 

mas setor tem recuo de 5,2%


Resta a dúvida, ao final. Como é possível cair 11% e crescer 3,16% ao mesmo tempo?

Para piorar, se você, antes de sair de casa, lesse hoje o portal da Jovem Pan descobriria que as vendas subiram, na realidade,5,11%. E que, de acordo com a Fenabrave, foi a primeira alta nas vendas no período em 17 anos.

Ai, você para num sinal, recebe o jornal Destak e lê assustado que a Indústria leva o pior tombo em 17 anos.  Os mesmos 17 anos!

Afinal, o mercado cresce, cai, existe um record de vendas depois de 17 anos, ou o pior tombo depois desse mesmo período? Não importa. O certo é você escolher com qual humor você irá estar no dia. E ler as matérias certas...

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page